Moqueca de peixe com pirão

A moqueca de peixe é um prato saborosíssimo. Prático e rápido de fazer.
O importante é saber os truques para o prato ficar perfeito.
Nesta postagem vou passar 7 dicas que vão fazer sua moqueca ficar deliciosa e com visual de restaurante.



Primeira Dica: colocar um pouco de sal no peixe e deixar de véspera neste sal para o peixe soltar um pouco do cheiro e do gosto, principalmente se for peixe de pesqueiro que as vezes tem um gostinho de barro.
Eu aprendi esta dica com minha sogra, que é uma dona de casa de forno e fogão e sempre cozinhou muito bem.

Segunda Dica: Colocar o peixe em um saco plástico fechado dentro de um pote grande tampado na geladeira para não sujar, nem deixar cheiro na geladeira. No vídeo eu não enfatizei muito esta dica, mas é muito válida. Ninguém quer abrir a geladeira e sentir cheiro de peixe, affff.😞


No dia seguinte é só lavar o peixe e temperar. Lembrando de atentar para não salgar demais. Use  os temperos de sua preferência, eu gosto muito de pimenta e tempero baiano. Deixei marinando nos temperos por 20 minutos.



Terceira DicaOutra dica legal é refogar um pouco de cebola, tomate e pimentão antes de colocar o peixe.
Fazer camadas de peixe alternadas com cebola, pimentão, tomate e azeitonas. Nesta receita eu usei tilápia e cação, sendo que o cação eu coloquei por último.
Depois de montar as camadas eu acrescentei azeite e molho de tomate e tampei a panela pra cozinhar por igual.Entre as camadas, colocar azeite. Não acrescentei água, pois o peixe, a cebola, os pimentões e o tomate vão juntar bastante caldo.





Quarta Dica: Não pode mexer o peixe, senão ele desmancha. Se for possível fazer em panela de barro é melhor, porque mantém a temperatura e cozinha por igual. De vez em quando é preciso dar uma sacudida na panela pra não grudar no fundo. Se necessário pode se colocar um fiozinho de água, bem pouquinho.

Quarta Dica:  Regar o peixe com o caldo que vai se formando, tomando o devido cuidado para não desmanchar o peixe. Este movimento tem que ser bem delicado. O caldo vai trazer o sabor para o peixe que está mais acima na panela.


Quinta Dica: Desligar o fogo antes do ponto de cozimento do peixe, porque a panela quente continua cozinhando mesmo com o fogo desligado, ainda mais se for uma panela de barro ou de ferro, que demora mais tempo para esfriar. O cozimento do peixe é muito rápido.

Após desligar o fogo eu acrescentei o leite de coco, eu gosto de colocar só um pouco, mas aí vai do gosto de cada um, então não é bem uma dica, porque vai muito da sua preferência.  Outro ingrediente importante é o azeite de dendê que também pode ser acrescentado no final do preparo. Também salpiquei coentro. 

Sexta Dica: Depois do peixe pronto é interessante deixar descansando um pouco antes de servir. Assim o molho fica mais denso, o peixe apura mais o gosto e a aparência fica melhor, mais descansada.
Então enquanto o peixe "descansa", vamos preparar o pirão.

Refoga cebola e alho numa panela e acrescenta boa parte do molho (caldo) do próprio peixe, para o pirão ficar bem saboroso. Tem que acrescentar bastante água, com os temperos de sua preferência e sal.

Sétima Dica: Desmanchar a farinha de mandioca na água fria antes de colocar na panela para não empelotar. Também serve para o pirão ficar molinho por mais tempo, sem alterar sua textura.



Mexer até dar o ponto do pirão.

Acrescentar coentro picado e servir.


Prepare uma mesa bem bonita para servir, a panela de barro pode ir para a mesa, eu coloquei minha panela num fogareiro.

BOM APETITE!







Ingredientes

Postas de tilápia
Postas de cação
Cebola
Pimentão
Tomate
Sal
Tempero Baiano
Colorau
Pimenta do Reino
Pimenta Calabresa
Azeite
Azeitonas
Molho de tomate
Coentro
Leite de coco
Azeite de dendê

Para o pirão:
Molho do peixe
Cebola
Alho
Sal
Farinha de mandioca

Comentários

POSTAGENS TOP