DELICIOSO FRANGO AO MOLHO

 Sabe aquele frango ao molho delicioso? Com gostinho de comidinha da mamãe? Pois é! Esta receita tem este sabor.

Na minha infância, domingo era dia de frango e macarrão. Todo domingo tinha frango, ou era assado ou era cozido com molho.

Nesta receita eu procurei resgatar esta memória gustativa. O aroma, o sabor e a textura da minha infância.





Vídeo completo com o passo a passo



E a minha preferência é  um franguinho com cor, não gosto quando fica muito branco, me dá  a impressão de falta de sabor. 

Para temperar o frango eu faço uma mistura de temperos com açafrão, pimenta do reino moída, tempero baiano, sal e cominho. 





O frango já limpo e cortado recebe esta mistura de temperos, e uma massagem para que o tempero penetre no frango. É recomendável usar uma luva.


 

Em uma panela grande, começo a fritar os pedaços de frango, colocando apenas no fundo da panela, faço apenas uma camada, sem sobrepor, para que o frango frite bem de todos os lados, sem formar sucos. Faço em duas etapas ou mais, se necessário.
Quando o frango está corado eu retiro da panela, deixo reservado, enquanto frito o restante.
Esta etapa é importante para dar cor, sabor e aroma ao frango. Se cozinhar o frango sem dar esta "fritadinha" fica com cheiro de "ovo".




No fundo da panela se forma aquela crosta. É hora de colocar cebola e alho e dar uma refogada. A cebola vai soltar a crostinha do fundo da panela e levantar o sabor. Nesta hora sobe aquele cheirinho delicioso de comida boa. Acrescento o pimentão e o tomate.
Se estiver difícil de desgrudar o "fundo de panela", pode acrescentar um pouquinho de água. Eu sempre tenho um borrifador com água para essa finalidade. Quando a panela está muito seca, precisando de uma quantidade mínima de água, eu dou uma borrifadas e resolvo.







Coloco novamente o frango na panela, acrescento duas colheres de vinagre, duas colheres de extrato de tomate e um pouco de shoyo. Depois de mexer bem, em fogo médio, para dar mais uma corzinha, acrescento água até cobrir e um tablete de caldo de galinha.



Depois de cozinhar bem, desligo o fogo, acrescento uma pitada de orégano e um pouco de pimenta calabresa moída. Agora a dica é deixar o frango descansar um pouco. Eu deixo pelo menos uns quinze minutos a panela tampada para o molho assentar. A cor do molho muda, ele fica mais incorpadinho só de ficar descansando.

Na hora de servir, acrescento uma pitada de cominho e uma salpicada de cebolinha e coentro. Quem não gosta de coentro pode colocar salsinha.

Com estes temperos e estas dicas não tem como errar. Fica muito saboroso, macio e irresistível.
Nesta receita eu não coloquei cenoura, mas fica muito bom também colocar cenoura picada em rodelas para cozinhar junto com o frango. 


Ingredientes:

  • Um frango cortado à passarinho
  • Uma cebola
  • 2 Tomates
  • 3 dentes de Alho
  • 1 Pimentão

Mix de temperos: açafrão, pimenta do reino, tempero baiano, sal e cominho à gosto

  • Duas colheres de vinagre
  • Duas colheres de extrato de tomate
  • Shoyo a gosto
  • 1 tablete de caldo de galinha

Para servir:
  • 1 pitada de cominho
  • Cebolinha
  • Coentro ou salsinha

Comentários

POSTAGENS TOP