PEIXE A PARMEGIANA COMO VOCÊ NUNCA VIU

 Na minha opinião tudo que é feito à parmegiana dá certo. Não tem erro. Colocou molho e mussarela vai ficar delicioso. E com filé de peixe não é diferente.

Mas neste filé de peixe a parmegiana tem um item que o deixa ainda mais saboroso. São as lâminas de berinjela empanada. Sim isso mesmo, berinjela na parmegiana. Fica sensacional!




Vídeo completo


Corto a berinjela em fatias bem finas. Coloco em água e sal por pelo menos 15 minutos para remover o gosto amargo. 




Numa tijela coloco uma mistura de maionese, mostarda, tempero baiano, sal, e pimenta para temperar os filés de peixe. Nesta mistura pode ser colocado os temperos da preferência. É necessário apenas ter atenção à quantidade de sal, porque o molho de tomate e a mussarela já tem sal.
Mergulho os filés nesta mistura. Uso sempre uma luva pra fazer isto. Depois precisa deixar o peixe nesta mistura para pegar o gosto.
É bom colocar uma tampa ou envolver a tigela em saco plástico e deixar na geladeira. Enquanto o peixe fica marinando, vou preparar a berinjela.






Lavo a berinjela que ficou na água e sal. É normal que a água esteja bem escura. Então precisa desprezar a água, lavar as fatias de berinjela escorrer bem e temperar com pimenta, tempero baiano e sal a gosto.


Num refratário coloco farinha de trigo levemente temperada com pimenta e sal. Passo as fatias de berinjela nesta farinha. Fica mais fácil fazer num refratário grande, para não fazer aquela bagunça na pia.  Depois é só fritar até ficar bem douradinha.




No mesmo refratário em que empanei a berinjela, vou empanar os filés de peixe. Afinal, na cozinha precisamos ser práticos não é mesmo? Pra que lavar o refratário se já vou empanar novamente?
Coloco farinha de rosca, milharina ou polentina, tempero baiano e sal a gosto. Para esta mistura não tem quantidade certa de cada farinha. Se colocar mais milharina vai ficar mais crocante, se colocar mais farinha de rosca, fica mais macio. Eu coloco 50% de cada farinha.

É só mexer bem, e começar a empanar os filés. Eu gosto de colocar a farinha e pressionar um pouco com a mão, para a farinha "colar" bem nos filés. 





Agora é só fritar até ficar dourado. Eu tenho um fogãozinho portátil, que eu coloco no quintal e faço esta fritura fora de casa. O cheiro da fritura fica lá fora. Os vizinhos ficam com água na boca, rsrsrs.





Depois de fritar os filés, é hora da montagem. Em um refratário coloco molho no fundo, coloco uma camada de filés de peixe empanado, uma camada de berinjela frita, uma camada de mussarela e cobre tudo com molho de tomate. Pode fazer num refratário grande e poucas camadas, ou se usar um refratário pequeno pode fazer várias camadas. Para finalizar, bastante mussarela e molho de tomate.
O molho de tomate que eu uso é uma receita caseira, eu mesma faço. O link da receita está no final da postagem.








Nesta hora da montagem, quase sempre está faltando uma parte do peixe e da berinjela, porque fica irresistível e a gente vai comendo os files e a berinjela que estão muito saborosos, rsrsrsrsrs.
Encerrada a montagem, acrescento uma pitada de orégano, e é só levar ao forno até que a mussarela esteja derretida. 






Retirando do forno eu ainda acrescentei folhas de manjericão. Bom, eu coloco um exagero de mussarela, e ainda com orégano e manjericão, fica parecendo pizza. Mas eu gosto assim. É opcional. A receita pode ser feita com menos queijo e sem orégano, da forma tradicional. É a gosto!!






Ingredientes

Filés de peixe
Berinjela
Maionese
Mostarda
Tempero baiano
Sal 
Pimenta

Comentários

POSTAGENS TOP