Um blog com dicas domésticas para facilitar o dia a dia. Receitas caseiras e saudáveis, organização, higiene, saúde, economia doméstica, cuidados com a família e com a sua casa.
Você conhece molho de tomate assado? É feito no forno, não precisa passar horas mexendo a panela até o molho chegar no ponto. E o sabor é maravilhoso. Tem gosto de tomate tostado.
Na minha casa, estamos acostumados a usar molho de tomate caseiro nas receitas, o sabor é muito superior, não dá pra comparar com molhos prontos. Mas eu ficava horas mexendo a panela até o molho atingir o ponto e reduzir a acidez.
Agora, depois de descobrir esta receita, não faço mais de outra forma. O tomate fica assando no forno, depois é só bater no liquidificador. Nada de ficar presa ao fogão.
Então, vamos a receita?
vídeo completo da receita
Primeiro precisa higienizar o tomate, colocando em água com vinagre por 15 minutos. Enquanto isso corte pimentões e cebola e descasque o alho para assar junto com o tomate.
Corte a pontinha do tomate, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Faça uma mistura de açúcar, sal e pimenta do reino a gosto. Eu fiz uma receita com 4 quilos de tomate italiano, usei uma colher de sopa de sal e duas de açúcar. Jogue esta mistura sobre os tomates e misture bem.
Coloque os tomates emborcados numa forma untada, acrescente os pimentões, cebola e alho, regue com óleo ou azeite e leve para assar em forno pré aquecido a 250 graus.
Cozinhe uma ou duas cenouras, que serão acrescentadas ao molho para reduzir a acidez.
Depois de mais ou menos uma hora de forno, retire o suco que vai se formando no fundo da assadeira, assim o tomate assa mais rápido. Reserve este liquido. Coloque a cenoura cozida e cortada na assadeira.
Acrescente os temperos da sua preferência, eu coloquei um galho de manjericão, cebola e salsa desidratada, shoyo, e colorau. Volte ao forno.
O tomate levou duas horas e meia para ficar assado, varia muito de forno pra forno. Achou muito tempo? Imagina passar todo este tempo vigiando e mexendo o molho? Respingando no fogão, nas paredes e na cozinheira.
Se o tomate estiver mole, cozido mas não estiver tostado, você pode colocar alguns tomates numa forma e colocar no forno para tostar. Em pequena quantidade ele tosta mais rápido. E o sabor do tomate, a cebola e o pimentão tostados fazem toda diferença nesta receita. Mas não precisa que todo o tomate esteja tostado, uma parte já é suficiente.
Neste momento, pode acrescentar açafrão, tempero baiano, orégano, tomilho e os temperos de sua preferência. Misture bem, deixe esfriar.
Depois de frio, pode bater no liquidificador, junto com o líquido que foi retirado da forma.
Depois destas etapas, teoricamente a receita estaria pronta. Mas na minha receita, eu refogo cebola e alho numa panela e levo o molho ao fogo, para ajustar o sal, e porque eu gosto de ter pedacinhos de cebola no molho.
Acrescento um pacote de molho pronto e um pouco de extrato de tomate na receita. E mesmo acrescentando este molho pronto, não perde o sabor diferenciado de molho caseiro e exclusivo.
Comentários
Postar um comentário