Um blog com dicas domésticas para facilitar o dia a dia. Receitas caseiras e saudáveis, organização, higiene, saúde, economia doméstica, cuidados com a família e com a sua casa.
Quem gosta de farofa úmida e saborosa com certeza vai querer provar esta farofa de cuscuz. Muito fácil de fazer e dá pra aproveitar os ingredientes que tiver na geladeira.
O segredo é fazer um cuscuz que fique soltinho. Depois solta bem com um garfo e utiliza na farofa. Aqui vou passar a receita que eu uso com frequência.
PREPARANDO O CUSCUZ
Eu gosto de usar o flocão de milho, mas pode ser milharina, polentina ou farinha de milho.
Precisa acrescentar água no flocão, suficiente para hidratar. Vá colocando água aos poucos e misturando
até ficar com consistência de areia molhada. Não pode colocar muita água.
Deixe descansar por uns 20 minutos. Coloque sal a gosto.
hidratar o flocão de milho
Coloque o flocão hidratado em cuscuzeira, ajeite bem com uma colher e leve ao fogo. Se não tiver cuscuzeira pode usar uma panela de cozimento à vapor, eu já fiz assim e deu certo.
coloque o flocão hidratado na cuscuzeira
pode usar panela de cozimento à vapor
Prepare o cuscuz em fogo baixo. Quando estiver pronto, solte bem com um garfo. Cuidado para não se queimar ao retirar o cuscuz da cuscuzeira.
Estando pronto o cuscuz, é hora de preparar a farofa com os ingredientes de sua preferência.
COMO FAZER A FAROFA
Separe os ingredientes para facilitar. Se estiver tudo cortado, organizado e ao alcance das mãos, fica bem mais fácil preparar a refeição.
Em uma frigideira frite o bacon até ficar dourado e reserve. Na mesma frigideira frite a calabresa até ficar dourada. Não frite demais o bacon e a calabresa para que não fiquem ressecados. Fica melhor se estiverem macios.
frite o bacon
Volte o bacon na frigideira e acrescente cebola. Refogue até a cebola murchar e reserve. Esta mistura de bacon, calabresa e cebola tem um aroma maravilhoso. Valoriza a farofa e pode ser usado em muitas receitas. Eu costumo congelar esta mistura para usar em farofas, feijão de corda, como acompanhamentos para polenta etc.
Em outra frigideira refogo um pouco de cebola, até murchar. Acrescento pimentão verde, vermelho e amarelo.
Quando o pimentão der uma leve murchada, acrescente o milho. Eu usei milho congelado. Tenho sempre no freezer. Cozinho o milho com sal e açúcar , corto os grãos e congelo. Mas pode ser milho em lata.
Refogue os ingredientes mantendo al dente. Fica melhor na farofa se os ingredientes mantiverem uma crocância.
cebola, pimentão e milho
Acrescente os temperos de sua preferência. Eu gosto muito de tempero baiano, açafrão, salsa e alho desidratado. Se gostar de pimenta, pode acrescentar uma pimenta dedo de moça bem picadinha. Em seguida a cenoura ralada. Continue refogando os ingredientes.
Use os temperos de sua preferência
Acrescente cenoura ralada
Desligue o fogo e acrescente aos poucos o cuscuz. Vá mexendo bem para envolver os ingredientes. Acrescente cebolinha e salsinha ou coentro. Eu gosto de coentro, mas use sua preferência.
Misture bem.
acrescente o cuscuz aos poucos
cebolinha e salsinha ou coentro
Por último, acrescente a calabresa com bacon e cebola que estavam reservados. Misture tudo levemente para agregar os sabores.
Está pronta uma deliciosa farofa de cuscuz úmida e muito saborosa.
Ingredientes:
Flocão de milho hidratado
Bacon
Calabresa
Cebola
Sal
Pimentão verde, vermelho e amarelo
Milho
Cenoura ralada
Temperos (pimenta do reino, tempero baiano, cebola e salsa desidratada, cominho)
Comentários
Postar um comentário