SOBRAS DE ARROZ
Uma dica de refeição rápida, econômica e gostosa. Aproveitando sobras de arroz. Qual a casa que não tem sempre sobras de arroz? Eu congelo. Sempre tenho potinhos de arroz no freezer.
vídeo completo
Por mais que a gente tente acertar a quantidade de arroz na hora de preparar as refeições, frequentemente sobram. Para não haver desperdício a dica é congelar. Colocando em potes, preferencialmente no mesmo dia em que foram cozidos.
O arroz congelado fica muito bom para servir nas refeições, uma ajuda em tanto na hora da correria, afinal é só descongelar e servir. E uma boa dica é usar para preparar outros pratos. O mais conhecido é o bolinho de arroz, que aliás é muito bom. Eu tenho uma receita de bolinho de arroz com batata que é ótima. Um verdadeiro salgadinho de arroz.
Mas hoje estou apresentando outra receita. Um arroz enriquecido que pode se tornar uma refeição completa. Que pode ser acompanhado de batata palha ou mussarela. Vamos à receita? Deixe tudo à mão, o arroz (se estiver congelado, descongele no micro-ondas) e os ingredientes. Tudo picadinho, ao alcance das mãos, porque a receita é super rápida.
Eu utilizei cenoura, pimentão, cebola, molho de tomate, milho e ervilha, alho, mix de temperos. Mas é possível usar os ingredientes do seu gosto, adaptando a receita ao seu paladar e ao que estiver disponível na geladeira e na dispensa. Por exemplo: azeitona, calabresa, palmito, ovo, parmesão ralado, seletas de legumes etc.
Numa panela aqueça óleo ou azeite, refogue a cebola e o alho. Eu usei cebola branca e roxa. Quando a cebola estiver translúcida acrescente o pimentão, tempere com sal a gosto e deixe murchar um pouquinho. Não é pra cozinhar o pimentão, porque o interessante é que os ingredientes estejam "al dente". Em seguida acrescente cenoura ralada, e uma lata de milho e ervilha. Devido a quantidade de arroz que eu usei (4 xícaras de arroz cozido), eu coloquei uma latinha de milho e ervilha, que já vem junto. Não foi uma lata de milho e outra de ervilha, foi uma lata que tem os dois juntos.
Acrescente os temperos secos. Eu fiz um mix de temperos (tempero baiano, tomilho, açafrão, pimenta do reino, alho e salsa desidratados, orégano), o ideal é preparar sua mistura de temperos à gosto, com os condimentos e ervas secas que mais agradarem ao seu paladar.
Eu prefiro sempre usar temperos naturais, ervas secas e aromáticas, sal, alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro etc. Evito sempre que possível o uso de produtos industrializados para temperar minha comida. Com isto, ganho no sabor, na originalidade, na saúde e no bolso.
Com os ingredientes refogados, acrescente o molho de tomate. Eu faço meu próprio molho de tomate, que fica com um sabor muito marcante, enriquecendo minhas receitas. Faço em grandes quantidades e congelo.
Se for usar o molho de tomate comprado pronto, fica interessante refogar cebola e alho numa panela, acrescentar o molho e colocar alguns temperos do seu gosto para dar personalidade e originalidade ao seu prato. Apenas cuide para não salgar. Use ervas e pimenta.
Eu acrescentei pimenta na minha receita, porque aqui em casa toda a família gosta de comida apimentada, sem exageros, mas com um toque picante que faz abrir o apetite. O aroma é sensacional. Eu mesma faço minhas pimentas.
Agora acrescente o arroz e delicadamente envolva nos ingredientes. O arroz deve agregar bem o molho. Tampe a panela e deixe em fogo bem baixinho dois minutos antes de desligar.
A receita é simples, prática e econômica, mas não existe economia de sabor!
Ingredientes:
4 xícaras de arroz cozido
1 lata de milho e ervilha em conserva
Molho de tomate (o quanto baste)
1 cebola (pode ser branca ou roxa, eu misturei as duas)
1 pimentão
2 dentes de alho
1 cenoura ralada
Cebolinha
Sal a gosto
Mix de temperos secos :
Tempero baiano
Açafrão
Orégano
Tomilho
Pimenta do reino
Salsa e alho desidratados
Comentários
Postar um comentário