Temperos Naturais - alimentação saudável com cor e sabor
Eu utilizo temperos naturais na preparação das refeições da minha casa
Evito uso de temperos industrializados. Prefiro condimentos naturais e ervas aromáticas. Tenho uma coleção de temperos. Eles são meus aliados no dia a dia, e garantem cor e sabor nas minhas receitas.
Dá pra fazer pratos deliciosos sem usar temperos industrializados, carregados de conservantes, excesso de sal e produtos químicos que fazem muito mal à nossa saúde.
Gosto de experimentar novos temperos, quando estou na feira ou no supermercado fico admirando as prateleiras de temperos e ervas. Nas bancas de tempero da feira tem combinações interessantes de temperos.
Temperos do dia a dia
A base do tempero é a cebola e o alho. Não consigo começar a cozinhas sem esta combinação: alho, cebola e vinagre. Gosto muito desta "refoga". O vinagre deixa um aroma muito convidativo.
Pode se usar esta refoga no arroz, feijão, nos legumes, batata, na sopa etc.
Outros temperos que uso em praticamente todas as receitas são: pimenta do reino, colorau, chimichurri e tempero baiano. o Tempero Baiano geralmente é uma mistura de pimenta, coentro seco, cominho, colorau e açafrão, podendo haver modificações.
Tenho uma preferência por pimentas. Uso em quase todas as receitas. Além de usar na preparação das refeições, costumo ter sempre a mesa para servir no prato. Gosto de pimenta de cheiro, dedo de moça. calabresa, biquinho e tantas outras.
Aprecio muito Pimenta do Reino moída. Tenho muitos moedores. Compro pimenta xoxa que é quebradinha e fica mais fácil de moer.
Costumo preparar minhas conservas de pimenta. Tem postagem sobre como eu preparo minhas pimentas.
Temperos para carne
Para preparar carnes, além dos temperos do dia a dia que mencionei acima: alho, cebola, tempero baiano, costumo também usar shoyu, cominho, colorau, açafrão. Nos assados pode se acrescentar limão, uma colherinha de cachaça, mostarda, alho desidratado.
Na carne cozida acrescento extrato de tomate e no final do preparo gosto de colocar cebolinha e coentro picado, quem não gosta de coentro pode colocar salsinha.
Sempre que cozinho carne, faço com bastante caldo, bem temperado. Congelo este caldo para usar na preparação de sopas, pirão ou polenta. Não utilizo caldo industrializado.
Temperos para frango e peixe
Tanto no frango como nos peixes o açafrão, páprica ou colorau são importantes para dar cor. O shoyu também dá cor e sabor nestes pratos.
No frango cozido, depois de pronto, ao desligar o fogo gosto de acrescentar cominho.
No peixe frito acrescento limão ou lemon pepper. Se por feixe cozido precisa de pimenta, coentro e azeite de dendê pra dar cor e sabor.
Temperos para molho de tomate
Preparo molho de tomate caseiro. E os temperos que mais combinam são: tomilho, orégano e manjericão.
Aliás tem postagem aqui no blog com receitas de molho caseiro, inclusive molho de tomate assado, que não precisa ficar mexendo panela por horas, porque o tomate é assado no forno.
Temperos alternativos
O famoso trio: mostarda, maionese e catchup são ótimos para temperar alimentos. Filés de frango temperados com mostarda, ficam deliciosos.
Eu uso maionese para empanar, substituindo o ovo.
Também faço tomate seco, bem temperado. E uso o azeite do tomate seco como tempero. Fica maravilhoso nas saladas, no espaguete, nas carnes etc.
Como armazenar os temperos
Costumo comprar os temperos e condimentos em grandes quantidades. Coloco em vidros e colo a própria etiqueta do produto no vidro. Assim tenho as informações de qual é o tempero e a data de validade. Quando não é possível aproveitar a etiqueta, ou não tem etiqueta, faço as anotações em fita crepe e colo no vidro.
Aproveito vidros de azeitona, maionese, café solúvel etc. Tenho uma coleção de moedores que são tubos de vidro com tampa moedora. Comprei pela internet. São muito práticos.
Açafrão
Pimenta do Reino
Pimenta Calabresa
Pimenta em conserva
Colorau
Páprica
Alho desidratado
Salsa Desidratada
Vinagrete (alho, cebola e pimenta desidratada)
Chimochurri
Orégano
Tomilho
Zatar
Cominho
Alho
Cebola
Manjericão
Coentro
Comentários
Postar um comentário